quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Curiosidades sobre o Rim


O papel dos rins

Os rins saudáveis actuam como um filtro. O sangue flui através deles e é filtrado, de forma a que as substâncias essenciais sejam retidas no sangue, os produtos tóxicos ou desnecessários sejam excretados pela urina. Os rins asseguram que as quantidades e a composição dos fluidos do organismo são mantidos dentro do valores normais, e também produzem algumas hormonas. Estes processos contribuem, ainda, para a regulação da pressão sanguínea.

Como saberei se os meus rins estão a ser afectados?

Após vários anos, a diabetes e a tensão arterial elevada podem danificar os vasos sanguíneos do rim. O primeiro sinal destas lesões é a eliminação de proteínas na urina. Os rins saudáveis agem como um filtro retendo as proteínas; quando sofrem danos, começam a deixar passar estas substâncias. Com uma análise simples à urina, você e o seu médico podem detectar este problema e tomar as medidas necessárias para o tratamento.


Detecção precoce

Nesta fase inicial, os danos no rim podem ser ultrapassados se existir um controlo rigoroso da glicémia e da tensão arterial, razão pela qual é importante a realização de análise à urina sempre que vai a uma consulta. Se não enfrentar esta situação o mais cedo possível, os rins trabalham mais lentamente e cada vez com menos eficácia. Se a eliminação de proteínas for detectada no início, poderá ser-lhe prescrita uma terapêutica adequada para impedir a sua progressão.

Problemas a longo prazo

Se as lesões nos rins não forem tratadas, estes, lentamente, deixam de trabalhar. Isto significa, para algumas pessoas menos afortunadas, que terão que depender de uma máquina de diálise, ou de um transplante de rim, para efectuar o trabalho que os seus rins já não executam. Se lhe suceder esta insuficiência nos rins causada pela diabetes, terá que ser encaminhado(a) para uma unidade renal - um departamento especializado no tratamento de doenças renais.


Manter a saúde dos seus rins

O controlo adequado da glicémia e da tensão arterial é vital. Se sofre de hipertensão, é muito mais difícil manter os rins saudáveis, por isso o médico irá sugerir-lhe uma medicação que impeça o aumento da tensão arterial. Reduzir o aporte de gorduras ao mínimo também protege os rins. O tabaco também acelera a danificação do rim, pelo que deve parar de fumar, e caso não se sinta capaz de o fazer, peça auxilio ao seu médico. Se levar em consideração todos estes aspectos na sua diabetes, os seus rins agradecem!

FONTE: http://www.comunidadediabetes.com.pt/website/content/living-with-diabetes/living-with-type-2/your-kidneys.aspx

Um comentário:

  1. Oi,queria saber se os rins pode ser afetado bm por causa de alguma doença nos nefrons,sa haver doenças nos nefrons!?

    ResponderExcluir